Este teste não serve para classificar as pessoas como um rótulo. Ele serve para ajudar elas no desenvolvimento pessoal, e na identificação de pontos que precisam de atenção e serem trabalhados.
Leia até o final para entender...
Conquiste uma maior compreensão em:
Comunicação e relacionamentos
Tomada de decisão
Reação sob pressão
Fatores de impacto negativo
Análise de vantagens e desvantagens
Nível de energia
Interação com seu ambiente
Auto-motivação
Incitabilidade (seu potencial para reagir às oportunidades)
Habilidades de liderança e trabalho em grupo
Traços de personalidade
O que é o Teste Comportamental?
Mapear o Perfil Comportamental dos indivíduos é uma forma de potencializar o trabalho, ajudando cada pessoa a identificar sua posição atual, e poder trabalhar nos fatores encontrados.
Esse é um meio excelente para promover o desenvolvimento humano e a autoconsciência.
Indicadores
Através de pesquisas, que incluíram instrumentos estatísticos e até conhecimentos de biofísica, o psicólogo norte-americano William M. Marston, no início da década de 20, construiu o modelo DISC, que é a sigla de dominância, influência, estabilidade e conformidade.
Trata-se de um moderno sistema de identificação de Perfil Comportamental voltado para recrutamento e seleção de candidatos em organizações, e também remanejamento e formação de equipes para Empresas. Já para indivíduos, a ferramenta visa a gestão motivacional e o autoconhecimento com base na metodologia DISC.
Os Quatro Perfis
Antes de compreender o funcionamento destes comportamentos, eu tive uma abordagem cética sobre o processo de identificação. Fiz isso por não querer classificar as pessoas como um rótulo. Porém, depois de me aprofundar na pesquisa de Marston, compreendi que estes são comportamentos, e não personalidades. Comportamentos são momentânos, movidos por hábitos e vícios de linguagem corporal, neural e verbal. Através da identificação de combinações entre os quatro perfis, muitas portas se abrem para autoavaliação e ajuste de ações.
Existem diversas combinações possíveis de diferentes níveis de dominância para esses quatro perfis, que geram personalidades únicas, índices e diferentes percepções de mundo que são medidas pelo sistema, apenas reforçando que cada pessoa é única, mas ainda assim pertence a um grupo. Esses quatro perfis possuem uma nomenclatura fácil de lembrar e associar, e sua classificação se traduz em suas principais características.